Os roncos são causados quando há algum ponto de obstrução na via aérea, durante o sono, que apresente flacidez. Tais obstruções podem ser vencidas pelas incursões inspiratórias, fazendo com que o ar consiga seguir seu percurso, vibrando o tecido mole e flácido adjacente, produzindo o som característico dos roncos.
Roncos isoladamente podem ser incômodos por um fator social, porém não acarretam danos à saúde do paciente. Entretanto eles podem ser o indício de que algo mais grave está ocorrendo: apneia obstrutiva do sono.
Nos casos de apneia o paciente para de respirar por alguns segundos durante o sono. A depender da quantidade de vezes que isso ocorre, do tempo de duração e do grau de dessaturação de oxigênio sanguíneo que isso acarreta, podemos estar diante de um distúrbio com consequências sobre nossa saúde.
Dentre elas podemos citar o sono de má qualidade com sonolência excessiva diurna, prejuízo da memória e da atenção, dores de cabeça e, mais gravemente, problemas cardiovasculares.
Logo, diante de tais suspeitas, procure um otorrinolaringologista. Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Faça esse tempo valer a pena!