Roncos e Apneia do Sono

Os roncos são causados quando há algum ponto de obstrução na via aérea, durante o sono, que apresente flacidez. Tais obstruções podem ser vencidas pelas incursões inspiratórias, fazendo com que o ar consiga seguir seu percurso, vibrando o tecido mole e flácido adjacente, produzindo o som característico dos roncos. 

Roncos isoladamente podem ser incômodos por um fator social, porém não acarretam danos à saúde do paciente. Entretanto eles podem ser o indício de que algo mais grave está ocorrendo: apneia obstrutiva do sono.

Nos casos de apneia o paciente para de respirar por alguns segundos durante o sono. A depender da quantidade de vezes que isso ocorre, do tempo de duração e do grau de dessaturação de oxigênio sanguíneo que isso acarreta, podemos estar diante de um distúrbio com consequências sobre nossa saúde. 

Dentre elas podemos citar o sono de má qualidade com sonolência excessiva diurna, prejuízo da memória e da atenção, dores de cabeça e, mais gravemente, problemas cardiovasculares. 

Logo, diante de tais suspeitas, procure um otorrinolaringologista. Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Faça esse tempo valer a pena!

Dr. Thomás Cito

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRJ e especialista em rinoplastia e cirurgias plásticas da face. CRM – RJ/1051490 RQE – 33370.

Próximas publicações

Como expliquei em um post mais antigo (“Quero operar, mas tenho medo”) nenhum procedimento cirúrgico é isento de risco. Toda

A cartilagem costal (de costela) é uma fonte de enxertos rica das quais podemos lançar mão numa rinoplastia. É a

Frontoplastia é o nome da cirurgia feita para elevação dos supercílios e sobrancelhas, diminuindo assim as rugas da fronte (testa),

Alguns pacientes já são familiarizados com a lavagem nasal. Hoje em dia, graças aos pediatras, a maior parte das mães