Cartilagem de Costela

A cartilagem costal (de costela) é uma fonte de enxertos rica das quais podemos lançar mão numa rinoplastia.

É a principal escolha quando temos cirurgias secundárias e até mesmo em alguns casos primários quando a cartilagem do septo é muito frágil ou quando temos necessidade de enxertos mais fortes ou mais abundantes (como no caso de muitos narizes étnicos como em negros e asiáticos, com pele espessa e dorso baixo)

Apesar das vantagens apresentadas, devemos ressaltar que as cartilagens costais têm outras particularidades que devem ser levadas em consideração. Elas têm uma tendência a envergar naturalmente (por isso quando as preparamos realizamos cortes oblíquos para reduzir esse efeito) e são mais susceptíveis a infecção. 

Portanto é importante que o cirurgião saiba empregar esse artifício quando necessário.

Dr. Thomás Cito

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRJ e especialista em rinoplastia e cirurgias plásticas da face. CRM – RJ/1051490 RQE – 33370.

Próximas publicações

Como expliquei em um post mais antigo (“Quero operar, mas tenho medo”) nenhum procedimento cirúrgico é isento de risco. Toda

Frontoplastia é o nome da cirurgia feita para elevação dos supercílios e sobrancelhas, diminuindo assim as rugas da fronte (testa),

Alguns pacientes já são familiarizados com a lavagem nasal. Hoje em dia, graças aos pediatras, a maior parte das mães

Outro termo também muito badalado hoje em dia é Rinoplastia Ultrassônica. E aí, esse você conhece? Esse é o nome