Alguns pacientes já são familiarizados com a lavagem nasal. Hoje em dia, graças aos pediatras, a maior parte das mães já lava o nariz de seus filhos desde o nascimento. Mas muitos pacientes ainda não sabem o que é, como fazer ou para quê fazer a lavagem nasal. Então deixa eu tentar simplificar isso.
A lavagem nasal é feita com soro fisiológico, que pode ser comprado facilmente nas farmácias. Pode ser feito com seringa (de 20ml ou 60ml, quanto maior melhor) ou dispositivos próprios para lavagem (Nasoar ou Rinossoro Alto Volume – nenhum conflito de interesse aqui). A regra a ser respeitada é a seguinte: Pressão Baixa e Volume Alto. Ou seja, não se preocupe em usar jatos muito fortes, preocupe-se em usar volumes de cerca de 300ml por lavagem. Isso te trará o maior benefício do procedimento. Além disso, crie o hábito de lavar o nariz ao menos 2 vezes ao dia.
Em quais situações lavar o nariz? De uma maneira geral quando o nariz está obstruído. Isso inclui rinites e principalmente sinusites, mas também situações especiais como após uma cirurgia nasal. A lavagem permite a remoção de secreções e crostas que podem estar presentes nesses casos, e sua vantagem é a ação não só sobre a cavidade nasal, mas também sobre os seios da face.
Como funciona? A lavagem permite que o soro penetre no nariz e nos seios da face. Dessa forma, por uma ação mecânica ele expulsa as secreções e crostas ali presentes, assim como remove impurezas que possam estar presentes na mucosa nasal e sinusal causando irritação, inflamação, infecção ou alergia. Além disso, pelo fato de o soro misturar-se com as secreções, ele as dilui. E assim, secreções antes espessas se tornam agora mais fluidas e são mais facilmente expulsas do nariz.
Benefícios? Melhora a sensação de entupimento, dor e peso na face, melhora a respiração nasal a curto e a longo prazo trazendo maior saúde para a mucosa nasal. Remove crostas e facilita a cicatrização após uma cirurgia, permitindo também melhor penetração e atuação de medicamentos nasais (sprays) para melhor controle de doenças crônicas como a sinusite.